O presidente Bolsonaro (sem partido) foi alvo de protestos por parte de parlamentares da oposição na sessão de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional nesta quarta-feira (3). Ele foi chamado de genocida e fascista em razão da sua postura antidemocrática e dos mais de 225 mil brasileiros mortos pela Covid-19.

“URGENTE! BOLSONARO ACABA DE OUVIR UMAS VERDADES AQUI NO PLENÁRIO DA CÂMARA!!!”, escreveu no Twitter a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A parlamentar observou que o presidente foi recebido aos gritos de fascista e genocida.

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) também usou suas redes sociais para comentar a recepção que o presidente teve ao entrar no plenário Ulysses Guimarães. "Bolsonaro é chamado de genocida e fascista na sessão de abertura do Ano Legislativo 2021, no Plenário da Câmara dos Deputados", registrou.

"Abertura do ano legislativo com o presidente sendo chamado de fascista e genocida. Fora Bolsonaro! O Brasil não aguenta mais!", anotou o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) em sua conta no Twitter.

O ano legislativo de 2021 foi iniciado com a realização de uma sessão solene conduzida pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Na solenidade, o presidente fez a leitura de sua mensagem ao Congresso Nacional com as prioridades de seu governo para este ano. As prioridades definidas pelo governo aprofundam a pauta de retrocessos da atual administração, como as reformas econômicas para promover austeridade, a privatização da Eletrobras e itens da pauta de costumes.

Além de Bolsonaro, a sessão teve a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do procurador-geral, Augusto Aras.