A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) se manifestou na Câmara dos Deputados contra a decisão da Secretaria de Inovação e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), de determinar a disponibilização de todos os auditores e técnicos agropecuários da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) para a Secretaria de Defesa Agropecuária do ministério.

Isso significa que os funcionários deixarão de atender a CEPLAC e poderão ser remanejados para qualquer estado brasileiro.

“Em sua marcha para destruir todos os setores da pesquisa e da ciência no Brasil, o governo Bolsonaro decidiu agora atacar a CEPLAC, uma instituição de alta relevância e necessária ao desenvolvimento da cacauicultura no Brasil e no mundo. Esta nova medida gera um grande vazio funcional que levará à extinção da instituição. Não vamos permitir esta decisão absurda”, destaca Alice.

A parlamentar reitera que irá tomar todas as medidas necessárias, oficiando o MAPA, solicitando a revogação imediata do “Despacho Processo nº 21000.065189/2019-74”, além de apresentar requerimento de realização de audiência pública para que esta situação da Ceplac seja discutida de forma ampla na Câmara dos Deputados.

Confira vídeo da parlamentar sobre a medida.

https://www.youtube.com/watch?v=Ehrz18gRSGw&feature=youtu.be

*Ascom Alice Portugal