Capitais e cidades de regiões metropolitanas registraram, nesta quarta-feira (18), a segunda noite seguida de panelaços em protesto contra o governo de Jair Bolsonaro. As manifestações são uma reação à atitude do presidente de comparecer a ato contra o Congresso e o Judiciário no domingo (15), contrariando inclusive a recomendação de isolamento do Ministério da Saúde depois de ter sido testado para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Apitos e panelas bateram em bairros de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza, Porto Alegre, João Pessoa, Juiz de Fora e Niterói, entre outras cidades. Também foram registrados gritos de “fora, Bolsonaro”.

O protesto se deu em dois momentos. O primeiro ocorreu pouco depois das 19 horas, quando Bolsonaro fez pronunciamento ao lado de outras autoridades. O segundo protesto, com mais força, ocorreu às 20h30. Era o horário para o qual as manifestações estavam sendo convocadas nos últimos dias pela internet e aplicativos de mensagem.

Na capital paulista, foram ouvidos xingamentos ao presidente em bairros como Moema e Vila Mariana (zona sul); Pinheiros, Sumaré, Pompeia, Lapa e Vila Madalena (zona oeste); Jardins, Bela Vista, Santa Cecília, Liberdade e Higienópolis (região central); e Mooca (zona leste).

Também ouviram-se gritos contra o presidente em bairros da zona sul e central do Rio de Janeiro, tais como Copacabana, Gávea, Estácio e Jardim Botânico; e na Asa Norte e Águas Claras, em Brasília. Houve protestos contra Bolsonaro na região central de Belo Horizonte (MG), no Recife (PE) e em Niterói (RJ).

Centenas de pessoas também empunharam suas panelas em Salvador (BA). O protesto na cidade foi registrado no Twitter pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) como um grito do povo baiano "contra o retrocesso". "Acabou, Bolsonaro, você não é mais presidente!!!", escreveu a parlamentar.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também comentou a manifestação. "O povo é soberano, presidente. Por isso que o Brasil inteiro está gritando 'Fora Bolsonaro'", postou em suas redes sociais.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o panelaço mostrou que "o brasileiro acordou e não vai aceitar a irresponsabilidade de Bolsonaro com a pandemia no país". O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) lembrou que o presidente se utilizou da cobertura jornalística de sua entrevista coletiva para convocar um panelaço a favor, "que não teve adesão nem entre os milicianos de Rio das Pedras". "Um constrangedor tiro no pé", disse.

Segundo a líder da Bancada, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), não existe panelaço a favor de governo. "Está provado! Só alguém de visão tapada convoca panelaço a seu favor", criticou.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) registrou no Twitter os protestos contra Bolsonaro na capital maranhense. "Panelaços em defesa do Brasil e contra Bolsonaro ecoaram por toda São Luis", escreveu.