A viúva do ex-presidente João Goulart (Jango), Maria Thereza Goulart, recebeu na manhã desta quarta-feira (20) a Medalha Mérito Legislativo, a mais importante honraria concedida pela Câmara dos Deputados.

A indicação para a homenagem do legislativo à viúva de Jango, deposto em 1964 por um Golpe de Estado no Brasil, foi do líder da bancada do PCdoB, deputado Daniel Almeida (BA).

Primeira-dama mais jovem da história do país, com vinte e um anos de idade à época da posse, Maria Thereza Goulart se disse honrada com a homenagem. “Depois de muitos anos, foi uma surpresa enorme para mim, mas eu recebi com muito carinho e muita honra”, disse.

“É uma honra muito grande para o PCdoB partilhar deste momento de resgate da nossa história, de um símbolo que é Maria Thereza e o governo João Goulart. Símbolo da democracia, de políticas públicas que valorizam os trabalhadores, que fortalecem a área social e a superação das desigualdades, tão em falta hoje em nosso País”, afirmou Daniel Almeida.

O líder destacou ter sido uma honra muito grande para o partido ter tido a oportunidade de fazer este resgate e prestar uma “singela homenagem, que é de muito afeto, carinho e convicção na caminhada que faremos daqui para frente resgatando esse passado”.

Líder da Minoria na Casa, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) ressaltou que Maria Thereza Goulart teve um papel fundamental na história do País. “Em todos os momentos que se conta a história do governo Jango, que se conta a história do trabalhismo no Brasil, seu papel sempre foi muito importante na sustentação de momentos tão difíceis do País”, lembrou.

Segundo a parlamentar, a entrega da Medalha Mérito Legislativo à ex-primeira-dama foi indicada pelo PCdoB, mas incorporada pelo Poder Legislativo por sua simbologia.

“Fizemos esta homenagem com muita certeza do que isso significa hoje, quando se tenta negar a história dos trabalhadores, quando se tenta excluir os trabalhadores e as trabalhadoras do País. Com esse prêmio, estamos dizendo que temos lado. Esse lado tem a ver com você e a história do presidente João Goulart no Brasil”, afirmou.

Para João Vicente Goulart, filho mais velho do casal e presidente do Instituto João Goulart, a homenagem carrega um significado singular, por mostrar e resgatar o projeto de nação distributiva que Jango queria, com oportunidades para todos e justiça social.

“Jango e Maria Thereza fazem parte da história brasileira, e muitas vezes foram escondidos esses fatos, essas realizações, o exílio, as lutas pela democracia e também pela redemocratização brasileira, que amargou 21 anos de ditadura”, observou.

Homenagem

Criada em 1983, a Medalha Mérito Legislativo destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), abriu a sessão solene para a Outorga da Medalha Mérito Legislativo 2019 a 40 personalidades, entre elas instituições, artistas, políticos, médicos, além de uma ativista e um jornalista.

A premiação consiste, além do reconhecimento público, na entrega de uma medalha e de um diploma de menção honrosa a cada agraciado.