O ano legislativo começou nO domingo (1º), com a posse dos 513 deputados eleitos em 2014. A Bancada do PCdoB na Câmara contará com 10 deputados eleitos, que tomaram posse hoje e 3 suplentes, que tomarão posse esta semana. Conheça o perfil dos 13 parlamentares que lutarão pelas grandes reformas nesta legislatura.

 

ALICE PORTUGAL (PCdoB-BA)

A deputada baiana iniciou sua militância no PCdoB em 1979 e está no seu quarto mandato na Câmara dos Deputados. É uma das principais articuladoras na Casa da votação do Projeto de Lei (PL) 2295/00, que fixa em 30 horas a carga de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A deputada nas redes sociais:

http://www.aliceportugal.org.br
Facebook.com/deputadaaliceportugal
@Alice_Portugal
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/SchX96


ALIEL MACHADO (PCdoB-PR)

O pontagrossense Aliel Machado é o deputado federal mais novo da Bancada do PCdoB nesta legislatura. Com 25 anos, construiu sua liderança política no movimento estudantil e chega à Câmara para seu primeiro mandato. No Congresso terá a mobilidade urbana como uma de suas principais bandeiras.

O deputado nas redes sociais:

Facebook.com/alielmachado
@alielmachado
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/FbzBwW


CADOCA (PCdoB-PE)

À frente do quinto mandato de deputado federal por Pernambuco, o advogado Carlos Eduardo Cadoca é um parlamentar comprometido com propostas que estimulam a economia do Brasil e do seu estado. A meta é beneficiar a população por meio de iniciativas no Congresso. Entre as suas principais bandeiras estão a defesa do consumidor, o turismo, a reforma política e o esporte como instrumento de inclusão social.

O deputado nas redes sociais:

Facebook.com/cadocadeputado
@Cadoca
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/ttl1LO


CHICO LOPES (PCdoB-CE)

Professor das redes municipal e estadual de ensino, Chico Lopes iniciou cedo sua militância em grêmios escolares, associações e sindicatos. Integra o PCdoB desde 1968, quando o partido ainda era considerado clandestino pela ditadura militar. Agora vai para o terceiro mandato de deputado federal pelo Ceará. Além da educação, a defesa do direito do consumidor é pauta frequente na luta do parlamentar.

O deputado nas redes sociais:

http://www.chicolopes.com.br/
Facebook.com/dep.chicolopes
@ChicoLopes65
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/ByK4FW


DANIEL ALMEIDA (PCdoB-BA)

Daniel Almeida deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na carreira política. Em Brasília, Daniel lutou pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias, participou das comissões que discutiram a valorização do salário mínimo, a reforma sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis. Em outras frentes, o deputado é autor da Lei 11.635/07, que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro.

O deputado nas redes sociais:

www.daniel.org.br/
Facebook.com/depdanielalmeida
@Daniel_PCdoB
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/ZAqwZF


DAVIDSON MAGALHAES (PCdoB-BA)

O economista Davidson Magalhães assume seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Vice-presidente do PCdoB na Bahia, Davidson chega ao Congresso para reforçar as lutas em prol do desenvolvimento regional, do avanço de políticas na agricultura familiar e na garantia de direitos aos trabalhadores rurais.

O deputado nas redes sociais:

Facebook.com/davidson.magalhaessantos
@Davidson65
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/JWGJWf


JANDIRA FEGHALI (PCdoB-RJ)

Jandira Feghali chega ao sexto mandato na Câmara dos Deputados com desejo de aprofundar a luta pelas reformas que considera estruturais para o país: a dos meios de comunicação e a política. É defensora ferrenha da democratização da comunicação e acredita numa mudança profunda do sistema eleitoral brasileiro, com financiamento público de campanha, maior participação popular, pluralidade e equidade de gênero. Cultura e saúde também são temas importantes da agenda da parlamentar e não ficarão de fora do novo mandato. Jandira liderou a Bancada do PCdoB na Câmara em 2014 e foi reeleita para 2015 pelos seus pares.

A deputada nas redes sociais:

http://sigajandira.com.br/_novo/
Facebook.com/sigajandira2
@ jandira_feghali
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/LMCNA7
   

JÔ MORAES (PCdoB-MG)

Representante de Minas Gerais, Jô Moraes é a única mulher entre 53 deputados de seu estado. Nas eleições de 2014, conquistou o terceiro mandato e pretende continuar as lutas em defesa dos direitos das mulheres e dos trabalhadores. Foi coordenadora da Bancada Feminina da Câmara em 2014, onde defendeu o aumento da participação feminina nas instâncias de poder.

A deputada nas redes sociais:

www.jomoraes.com.br
Facebook.com/jomoraes
@jomoraes
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/XIRbHm

 

JOÃO DERLY (PCdoB-RS)

João Derly deixou a Câmara Municipal de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, para assumir seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. O ex-judoca, bicampeão mundial, tem no esporte, na juventude e nas causas sociais suas principais bandeiras.

O deputado nas redes sociais:

http://www.joaoderly.com.br/
Facebook.com/JoaoDerlyOficial
@joaoderly
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/rjApDQ


LUCIANA SANTOS (PCdoB-PE)

Luciana Santos vai para o segundo mandato na Câmara dos Deputados sendo uma das defensoras da democratização da comunicação no país. Além desta causa, os direitos das mulheres, crianças e demais minorias, e a ampliação da representação feminina no poder também são bandeiras defendidas pela parlamentar. Este ano, será a primeira mulher a presidir o PCdoB nacional.

A deputada nas redes sociais:

http://www.deputadaluciana.com.br/
Facebook.com/deputadalucianaoficial
@deputadaluciana
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/tbw1WU

 

ORLANDO SILVA (PCdoB-SP)

Orlando Silva chega à Câmara dos Deputados para seu primeiro mandato. O parlamentar, que atualmente preside o PCdoB em São Paulo e já foi ministro do Esporte na segunda gestão do governo Lula – se agregará à luta pelos direitos dos trabalhadores e pelas conquistas sociais democráticas garantidas nos últimos 12 anos.

O deputado nas redes sociais:

Facebook.com/orlandosilvasp
@OrlandoSilva_Jr
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/OlqkVD


RUBENS PEREIRA JUNIOR (PCdoB-MA)

Rubens Pereira Junior foi o terceiro candidato à Câmara dos Deputados mais votado do Maranhão nas eleições de 2014. Com isso, o parlamentar chega para seu primeiro mandato com a meta de valorizar a atividade parlamentar e a transparência dos gastos públicos. Sua campanha teve o apoio do atual governador maranhense, Flavio Dino (PCdoB). Advogado de formação, o deputado acredita que a conquista do primeiro mandato federal é resultado de sua a aproximação com as classes trabalhadoras e da defesa de seus direitos.

O deputado nas redes sociais:

http://www.rubenspereirajr.com.br/
Facebook.com/deprubenspereirajr
@rubenspereirajr
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/CzXDZp


WADSON RIBEIRO (PCdoB-MG)

Wadson Ribeiro assume o primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Atual presidente do PCdoB de Minas Gerais, o parlamentar já passou pelo Executivo, como secretário executivo do Ministério do Esporte na segunda gestão do governo Lula. A inclusão social pelo esporte será prioridade de seu trabalho na Câmara, além da defesa dos direitos dos trabalhadores.

O deputado nas redes sociais:

http://www.wadsonribeiro.com.br/
Facebook.com/wadsonribeiro65
@wadson_ribeiro
Leia a íntegra do perfil: http://goo.gl/EkUd7C
 

Da Redação