A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei 2.302/19, que permite o funcionamento de bombas de autosserviço – operadas pelo próprio consumidor – nos postos de abastecimento de combustíveis.

A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) votou contra o projeto porque, segundo ela, a aprovação da proposta tiraria o emprego de milhares de frentistas brasileiros.

“Os dados sobre a fome no Brasil são alarmantes. Aprovar qualquer projeto que gere demissão no Brasil é empurrar trabalhadores para o mapa da fome. Nós precisamos dos frentistas nos seus postos de trabalho. O Brasil precisa de emprego e nós derrotamos o projeto que tiraria emprego dos frentistas”, afirmou.

Self Service

As bombas de autosserviço são proibidas no Brasil desde o ano 2000. A proibição está na Lei 9.956. Já ocorreram oito tentativas na Câmara para a revogação parcial ou total da proibição, todas sem sucesso. A última delas foi na votação da MP 1063, no fim de novembro, quando uma emenda do deputado Kim Kataguiri (União-SP) em prol da mudança foi derrubada.

O PL 2.302, da bancada do Novo, coloca em risco os empregos dos cerca de 500 mil frentistas espalhados por 42 mil postos do país.