Na manhã desta quarta-feira (8), o grupo parlamentar de amizade Brasil-Cuba se reuniu com o embaixador cubano, Adolfo Curbelo Castellanos, na Câmara dos Deputados. Na pauta, a exclusão de Cuba na Cúpula das Américas, e o reforço dos pedidos de revogação das sanções norte-americanas àquele país.

No final do encontro, o grupo emitiu uma nota em solidariedade ao povo cubano, onde pediu a imediata revogação das medidas impostas no governo Trump que fortalecem as sanções contra Cuba e agravam situação derivada da pandemia e a crise econômica internacional.

“Frente às dificuldades econômicas que atravessa o povo cubano, é urgente que o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, revogue as 243 medidas aplicadas pela administração do ex presidente Donald Trump”, diz a nota.

Os parlamentares lembraram ainda que “as sanções do governo dos Estados Unidos da América contra o povo de Cuba duram mais de 60 anos e afetam os mais vulneráveis, provocam problemas humanitários à população em geral e limitam o desenvolvimento do país”.

A nota é emitida na semana em que acontece a Cúpula das Américas, em Los Angeles. O evento deste ano é uma tentativa do presidente dos EUA, Joe Biden, de reconstruir a relação com países latino-americanos após os anos de Donald Trump, que não participou da última cúpula, em Lima, em 2018. No entanto, os EUA deixaram de fora os governos de Cuba, Venezuela e Nicarágua.

Pelo PCdoB, participaram do encontro o líder da legenda na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), a vice-presidente nacional do partido, deputada Jandira Feghali (RJ), a vice-líder da Minoria, deputada Alice Portugal (BA), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Orlando Silva (SP).

Leia a íntegra da nota abaixo.

Pela imediata eliminação das sanções que afetam o povo de Cuba

Neste dia 8 de junho de 2022, dia em que se inicia nos Estados Unidos a Cúpula das Américas que excluiu o Estado cubano de sua participação, nós, senadoras, senadores, deputados e deputadas do Congresso Nacional da República Federativa do Brasil abaixo firmantes reafirmamos os laços de amizade que unem os povos do Brasil e Cuba. Ratificamos a vontade de fortalecer as relações entre ambos países e expressamos a aspiração de trabalharmos juntos pelo bem estar de nossos povos.

Frente às dificuldades econômicas que atravessa o povo cubano, é urgente que o presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, revogue as 243 medidas aplicadas pela administração do ex presidente Donald Trump que fortaleceram as sanções contra Cuba e agravaram a complexa situação derivada da pandemia e a crise econômica internacional.

As sanções do governo dos Estados Unidos da América contra o povo de Cuba duram mais de 60 anos e afetam aos mais vulneráveis, provocam problemas humanitários à população em geral e limitam o desenvolvimento do país.

Ressaltamos que a Assembleia Geral das Nações Unidas votou de forma persistente por 29 anos contra o bloqueio econômico, comercial e financeiro e exigiu que se coloque um fim a essas medidas coercitivas unilaterais que contradizem a Carta das Nações Unidas e o Direito Internacional.

Expressamos nosso mais sincero chamado ao presidente Joe Biden para que, através de um gesto humanitário, elimine as sanções que pesam contra a ilha.

Brasília, 8 de junho de 2022.