Deputados do PCdoB aproveitam a data para denunciar mais uma vez abusos da Justiça no Brasil e relembrar que a luta por liberdade está mais viva do que nunca.

À frente da Bancada do PCdoB na Câmara, o deputado Daniel Almeida (BA) lembra que apenas Lula foi preso, apesar de denúncias envolvendo outras personalidades da política brasileira. “Neste ano, foram negados direitos fundamentais a Lula, como o direito de concorrer à eleição presidencial. Fica da vez mais claro que esse era o objetivo daqueles que o condenaram. Não deixam Lula falar com advogados, que tratam do seu processo. Lula também não dá entrevistas, como muitos presos fazem. Fica evidente que a prisão dele é política”, afirmou o líder comunista.

Na avaliação de Daniel Almeida, a meta era implantar um projeto autoritário por meio da eleição de Jair Bolsonaro e entregar a Previdência e o Estado Brasileiro aos grandes rentistas. “Calaram Lula para tentar calar o nosso povo. É cada vez mais necessário gritar ‘Lula Livre’ para mostrar que não aceitamos que o Brasil seja vendido”, disse o deputado.

Lula é um preso político, destaca a vice-líder da Minoria, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). “Sua prisão, que completa um ano, é ilegal e sem provas, onde não se terminou os recursos que cabiam na defesa. A liberdade do maior líder da história do Brasil é uma luta em defesa do povo brasileiro”, disse Alice Portugal.

Vice-líder do PCdoB na Câmara, o deputado Márcio Jerry (MA) tem opinião semelhante. Ele considera que a saída de Lula da prisão é “imperativo de Justiça”.

“Uma violência político-jurídica cometida para evitar a vitória de Lula na corrida presidencial do ano passado e que se prolonga sob proteção de um consórcio de interesses quer aniquilar a maior liderança popular de nossa História. Um absurdo”, avalia o parlamentar.