O Comitê Central do PCdoB, reunido no último final de semana, aprovou resolução política onde afirma que legenda seguirá avançando “no sentido da conclusão de uma federação que envolva PT, PCdoB, PSB e PV”. A resolução destaca ainda que é importante dar continuidade às conversas com PSol, Rede e outras legendas tendo em vista “a possibilidade de integrá-las”.

A resolução destaca também que a Lei Haroldo Lima, das Federações, “é mais um legado importante dos comunistas para a construção da democracia brasileira.”

Em suas redes sociais, o líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), comemorou a aprovação.

“Agora é oficial, PCdoB aprova no Comitê Central, por unanimidade, formar a Federação PCdoB – PT – PSB – PV, deixando a porta aberta para outros partidos de matriz popular. A coisa mais importante que o Brasil tem a fazer agora é impor uma derrota fragorosa ao Bolsonaro. Também é preciso juntar as pessoas de pensamentos progressistas para iniciarmos um novo ciclo de Desenvolvimento no Brasil para que o povo brasileiro tenha trabalho, educação de qualidade, o SUS fortalecido, valorização salarial, respeito e uma vida melhor. Vamos à luta!”, destacou.

Leia a íntegra da resolução abaixo:

O PCdoB saúda a relevância da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou a criação da Federação de Partidos e estendeu o prazo para a sua formação. Destaca, também, como muito positivo o amplo reconhecimento entre as legendas, e na sociedade, da Federação como uma inovação que fortalece a democracia e aperfeiçoa e enriquece a vida parlamentar e partidária.

O PCdoB, no ano de seu Centenário, expressa o seu contentamento de ter cumprido, em conjunto com outras forças democráticas, papel decisivo para a aprovação da lei da Federação. A Lei Haroldo Lima é mais um legado importante dos comunistas para a construção da democracia brasileira

Quando cresce em nosso país a possibilidade de uma vitória histórica das oposições, nas eleições presidenciais deste ano, o PCdoB está empenhado na construção de uma Federação de partidos que agregue legendas do campo progressista e de esquerda, que venha a se configurar na mais ampla unidade popular.

Uma Federação que seja a mola propulsora da vitória nas eleições de outubro e do processo de reconstrução do Brasil. Uma Federação que eleja, no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas, fortes bancadas progressistas, bem como um significativo número de governadores. Uma Federação que seja um núcleo para unir amplas forças imprescindíveis à vitória e à governabilidade e promover as grandes transformações que o país necessita.

Depois de meses de diálogo com as legendas progressistas e várias mesas de trabalho – com o propósito de, harmonicamente, chegar a um consenso sobre os estatutos e o programa da Federação, bem como seu projeto eleitoral nos Estados -, o Comitê Central do PCdoB indica seguir avançando, no sentido da conclusão de uma Federação que envolva PT, PCdoB, PSB e PV. E sublinha a importância de manter as conversações com PSOL, Rede e outras legendas, cultivando, respeitosamente, a possibilidade de integrá-las.

Comitê Central do Partido Comunista do Brasil-PCdoB
Brasília, 12 de fevereiro de 2022
Nova direção