O presidente Lula tem um compromisso com o PCdoB de se esforçar para recompor o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Pasta ocupada pela presidenta da legenda, Luciana Santos. Durante sua posse, a ex-governadora de Pernambuco considerou a recuperação das verbas da Pasta e execução integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) como medidas urgentes.

De acordo com a ministra, os recursos do FNDCT, principal fonte de financiamento público da ciência, foram reduzidos de R$ 5,5 bilhões em 2010 para apenas R$ 500 milhões em 2021.

Luciana disse que os recursos seriam aplicados no desenvolvimento e na produção de medicamentos e vacinas e em pesquisas sobre tratamento de doenças, como o câncer.

“Recursos que seriam investidos em ações de inovação e na infraestrutura de institutos que se dedicam, por exemplo, às áreas de energia, petróleo, mobilidade, meio ambiente e tecnologia da informação”, completou.

O líder do partido na Câmara dos Deputados, Renildo Calheiros (PE), disse que o assunto foi debatido com o presidente Lula. “Na conversa que teve conosco ele enfatizou isso, que vai se esforçar para que o Ministério da Ciência e Tecnologia tenha os recursos necessários”, disse Renildo.

Além disso, o líder destacou que o mistério tem várias parcerias importantes e uma delas é com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Nós ficamos muito contentes com o fato de o ex-senador Aloizio Mercadante ser o novo presidente do banco, porque Mercadante também já passou aqui pelo ministério. Ele compreende a importância do ministério, da ciência, da tecnologia, da inovação, pois presidi um banco que é muito importante exatamente para promover o desenvolvimento do país”, afirmou.

Sangue novo

O líder do PCdoB afirmou que Lula foi buscar “sangue novo”, pessoas que reúnem muito talento e que podem contribuir pela reconstrução do país. “É nesse cenário que vejo a Luciana ministra da Ciência e Tecnologia. Eu fico também um pouco emocionado porque eu conheço a Luciana desde muito jovem”, disse.

Ele lembrou do seu primeiro contato com Luciana na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quando ela foi recepcionada numa “calourada”, ou seja, os novatos que ingressam na instituição.

“Por isso, tive a oportunidade de acompanhar toda a trajetória dela. E hoje ver que ela tem muitas responsabilidades nas mãos me deixa confiante porque conheço bem a natureza dela, o compromisso dela, a capacidade de trabalho e a dedicação”, afirmou.

Para Renildo, não há dúvida de que o país terá um Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação muito atuante. “Uma nação grande com tantas riquezas naturais como o Brasil, para assegurar sua soberania e melhores condições de vida apara a população, precisa investir muito em ciência e tecnologia”, defendeu.