Com o impacto do coronavírus, uma projeção do Fundo Monetário Internacional (FMI), divulgada na quarta-feira (24), mostra que o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020 deve ser o pior em 120 anos, pelo menos, e recuar 9,1%.

Os dados, publicados no relatório World Economic Outlook, mostraram uma piora generalizada para a atividade econômica mundial, confirmando que os estragos econômicos da pandemia são mais intensos do que o previsto inicialmente. O FMI aponta, por exemplo, que o PIB global deve recuar 4,9% neste ano – a previsão anterior era queda de 3% -, com todas as regiões enfrentando um quadro de recessão.

Para o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), o Brasil está diante da pior recessão da sua história. “E enfrentamos a crise sem governo. Não temos ministro da Saúde, da Economia, estamos no terceiro ministro da Educação, e não temos presidente. O Brasil não tem governo. Bolsonaro e Paulo Guedes não tomaram as medidas necessárias para defender o Brasil. Nem a vida e nem a economia. E ainda boicotaram as medidas aprovadas no Congresso”, afirmou o parlamentar.

Até agora, dos R$ 416,2 bilhões autorizados pelo Congresso para ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia, o governo Bolsonaro utilizou apenas R$ 168 bilhões, ou seja, 40%. Enquanto isso, o Brasil atinge a triste marca de mais de 54 mil vítimas de Covid-19.