A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, afirmou que o caso da apreensão de 39 quilos de cocaína no avião presidencial, na Espanha, é muito grave e no “mínimo desmorona” a narrativa de Bolsonaro na área de segurança.

“Nós estamos vendo um governo que tinha uma narrativa de colocar o Brasil no eixo, inclusive desde o início quis incorporar ser aquele da segurança pública, mas o que nós vimos é que dentro do avião presidencial tinha 39 quilos de cocaína”, disse Luciana Santos, após participar da reunião da bancada do PCdoB na Câmara, nesta quarta-feira (26).

Segundo ela, o fato, no mínimo, desmorona todo o tipo de invólucro que envolve o governo no seu discurso contra a violência.

“Um governo que tenta armar a população. Isso não é enfrentamento da violência, isso aumenta a violência. Em todo o país que isso aconteceu, nós não vimos a diminuição do crime contra a vida”, argumentou.

A presidente do PCdoB avaliou que o governo Bolsonaro tem se caraterizado pela contradição. No caso do decreto das armas, lembrou que após ser derrotado no Congresso foi obrigado a voltar atrás.

“São fatos que vão se apresentando à população com toda a clareza: um governo cheio de contradições e que é responsável pela própria instabilidade e crise política que se estende por tanto tempo”, avaliou.

Vazamentos

O vazamento das conversas entre o então juiz Sério Moro (ministro da Justiça) e o procurador Deltan Dellagnol reveladas pelo The Intercept Brasil, segundo a presidente do PCdoB, revela outro cenário grave.

No caso da Lava Jato, Luciana Santos lembrou que o PCdoB sempre foi firme no combate à corrupção, mas condena o uso da operação para interesses escusos.

“Ali está claro que existiu um projeto político e um projeto pessoal para se beneficiar da situação. O que nós vimos foi um conluio, uma troca de mensagens, que independente da forma, o que importa é conteúdo que visava um projeto político”.

*Do Portal Vermelho