A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (11), para reinstalação e eleição dos novos membros de sua presidência. O deputado Givaldo Vieira (PCdoB-ES), presidente do colegiado em 2017, foi sucedido pela colega Margarida Salomão (PT-MG). A vice-presidência ficou com João Daniel (PT-SE).

A reaproximação com os movimentos sociais e a articulação de ações de resistência nos municípios contra desmontes do governo ilegítimo de Temer são as principais marcas da gestão de Vieira à frente da CDU. Para ele, o ano foi de luta e superação. 

“Presidir em primeiro mandato esta comissão, com toda sua importância na elaboração de políticas urbanas e neste momento de retrocessos colossais na garantia de direitos do povo brasileiro, foi, sem dúvidas, um dos maiores desafios e uma enriquecedora oportunidade na minha trajetória política. Acredito que fizemos valer ações legislativas importantes em prol dos grandes temas ligados a cidades brasileiras, e eu só tenho a agradecer por isso”, declarou.

A batalha pela garantia da universalização dos serviços de saneamento público e controle social também figura entre as ações do parlamentar, bem como a defesa da Eletrobras estatal. Enquanto Temer tenta privatizar bens essenciais ao desenvolvimento e à soberania do país, deputados do PCdoB e do PT, integrantes da comissão, realizaram audiências e seminários por todo o país, com entidades e instituições, com o intuito de barrar os retrocessos.

A CDU atuou no ano que passou como protagonista junto aos movimentos populares para que o governo não acabasse com o Conselho e Conferência das Cidades. Da mesma forma, o colegiado trabalhou para garantir recursos ao programa Minha Casa Minha Vida, já que no Orçamento de 2018 apresentado por Temer previa zero reais, e indicou emendas para continuidade dos programas da Política de Habitação.

Especialistas e sociedade debateram ainda temas sensíveis aos municípios, como mobilidade ativa, acessibilidade, resíduos sólidos, saúde e preservação de biomas.


Com informações da Ascom de Givaldo Vieira