A deputada estadual paulista Isa Penna anunciou, nesta quarta-feira (16), sua filiação ao PCdoB depois de 13 anos filiada ao Psol. O ato de assinatura da ficha do novo partido ocorre às 18 horas, no auditório Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com transmissão pelas redes sociais. O evento contará com a presença da vice-presidenta nacional do PCdoB, Manuela d’Ávila; do deputado federal Orlando Silva; da deputada estadual Leci Brandão, entre outras lideranças políticas, sociais, dirigentes, militantes e amigos do PCdoB.

Ao anunciar sua mudança de partido através de uma carta pública, a deputada resgata parte de sua trajetória “Na estrada de ser mulher e parlamentar eu convivi com mulheres chefes de família, líderes comunitárias, mulheres sem-teto, moradoras de áreas de risco, sobreviventes de violência doméstica, vítimas de tráfico sexual, meninas que não tem infância, mulheres que nunca descansam, mães batalhadoras”. Isa Penna segue a lembrando uma passagem delicada de sua vida e a solidariedade que recebeu. “Fui vítima de assédio sexual e quem me abraçou foram essas mulheres. Aprendi com elas que é agindo que se sobrevive, que a coletividade é ser solidária e pensar em quem nem mesmo conhecemos, ou gostamos. Esses aprendizados me inspiraram a ter coragem nos momentos difíceis”.

A parlamentar ainda cita seu desejo de que a atividade partidária seja cada vez mais próxima do povo. “Sou muito grata por tudo, tinha 17 quando entrei [no PSOL] e tenho 30 quando saio. Tenho sede de disputar a realidade”, afirma no documento. “Mudo de casa, mas permaneço na mesma rua, logo ali, no 65. Casa vermelha, escrito em cima da porta ‘PCdoB’”.

Isa Penna afirmou ainda que é preciso conjuntamente “organizar as mulheres que hoje estão unidas contra a violência e o assédio sexual” e que “a luta é pela união de nosso povo”. Por fim, aponta: “Tenho fé em nós. Vejo revolucionários de coração em todos os partidos de esquerda, sem exceção. Minha recepção no PCdoB faz retornar ao meu rosto um sorriso de esperança e coragem para receber o futuro com os punhos cerrados e brilho nos olhos”.

Alegria no PCdoB

Pelas redes sociais, a presidenta nacional do partido e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, destacou: “Ô notícia boa! Bem-vinda Isa Penna. Sua chegada é uma alegria e um orgulho para o PCdoB”.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) também saudou a chegada de Isa Penna ao PCdoB com uma postagem nas redes sociais em que aparece junto com ela e Leci Brandão. “Na luta para mudar São Paulo e reconstruir o Brasil, tenho a grande alegria de anunciar a filiação dessa mulher combativa, imprescindível à luta das mulheres pela emancipação e contra o machismo”, afirmou o deputado. “Seja bem-vinda, Isa Penna. Um orgulho para o PCdoB”, arrematou.

“Seja bem-vinda ao nosso PCdoB, Isa Penna. Vamos juntas fortalecer a luta em defesa da democracia, dos direitos das mulheres, da soberania nacional e por um Brasil mais justo!”, escreveu a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) em seu perfil no Twitter. 

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também manifestou alegria com a chegada da mais nova filiada. “ Uma mulher guerreira que se soma à nossa luta e engrandece a participação feminina em nosso partido. Seja bem-vinda, camarada. Vamos juntas fazer florescer a esperança”, disse.