A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) usou suas redes sociais nesta segunda-feira (5) para defender a Embrapa e criticar o projeto privatista e anticiência do governo Bolsonaro.

“Todas as semanas temos tristes notícias deste governo: da terceirização, privatização, da entrega ou mesmo dissolução de órgãos da administração pública federal”, iniciou Alice em um vídeo.

A parlamentar lembrou ainda que “desde o governo Temer, a Embrapa está na alça de mira do mercado e dos neoliberais brasileiros. É muito difícil para eles terem de assumir que nós temos um corpo técnico-científico na Embrapa que domina o genoma brasileiro e que tem feito inovações espetaculares no aspecto da assistência à agropecuária brasileira e, acima de tudo, a garantia da segurança alimentar em nosso país através do desenvolvimento gratuito de sementes que são distribuídas, com biossegurança, para os produtores do Brasil”.

A Embrapa, enfatizou, “é um exemplo de estatal brasileira e nós não podemos permitir que ela seja privatizada, destroçada, transformada num escritório técnico como querem”.

Alice também também apontou a contradição de um governo que se diz nacionalista, mas que sem empenha na entrega do patrimônio e das riquezas nacionais à iniciativa privada. “A verdade é que este governo, que se enrola na bandeira verde-amarela, propõe uma reforma administrativa que dá uma caneta imperial ao presidente da República para que ele possa extinguir órgãos, fechar campus de universidades, de institutos federais ou mesmo vigar-se dos órgãos ambientais e de produção científica e tecnológica, como a Embrapa. Afinal, eles negam a ciência”.

Por fim, Alice declarou seu apoio e solidariedade aos servidores da Embrapa e ao seu sindicato nacional, “que tem sido guerreiro na luta em defesa dos direitos não só econômicos dos trabalhadores, o que é legítimo, mas em defesa da Embrapa que tem sido guardiã da soberania da segurança alimentar, da pesquisa e da inovação no meio rural brasileiro para o nosso desenvolvimento sustentável”.