A Câmara dos Deputados vai passar a acompanhar os desdobramentos das escolhas do governo na implantação da tecnologia 5G. A líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), coordenará o grupo de trabalho criado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) esta semana.

“Foi com muita satisfação que recebi a indicação da Presidência da Câmara para coordenar o Grupo de Trabalho (GT-5G) que avalia e acompanha os impactos da implantação da tecnologia 5G no Brasil. Nosso grupo é composto por integrantes de diferentes partidos e vamos trabalhar muito para entregar um relatório que defenda os interesses nacionais e nos coloque no caminho certo para a 4ª revolução industrial”, afirmou.

O grupo terá a participação dos deputados Luisa Canziani (PTB-PR), Vitor Lippi (PSDB-SP), Helder Salomão (PT-ES), Fausto Pinato (PP-SP), Marcos Aurélio Sampaio (MDB-PI), Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), Dagoberto Nogueira (PDT-MS), Fernando Coelho Filho (DEM-PE) e Zé Vítor (PL-MG).

No ato de criação do grupo, Maia afirmou que a definição dos termos e especificações da tecnologia 5G e dos equipamentos que serão usados na infraestrutura das redes brasileiras “têm impacto direto nos custos das empresas operadoras e que tais definições podem ainda interferir na concorrência, nos preços finais aos consumidores e até no processo de inclusão digital dos mais vulneráveis”.