Em sua fala na ONU, nesta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso com viés ideológico e repleto de mentiras. Atacou países, imprensa, exaltou a ditadura militar e criticou o líder indígena Raoni Metuktire, que, segundo Bolsonaro, estaria sendo manipulado por nações que teriam interesses na Amazônia. Em nenhum momento falou de união ou conciliação.

Para líderes da oposição, foi um vexame ao país nas suas relações internacionais. Para a líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), ele apequenou o Brasil. “Os líderes mundiais o olham com estranheza. Sabem no fundo o quanto extremista e sem credibilidade ele é. Nosso país não merece esse vexame”, disse.

“Bolsonaro repudia tanto a questão ideológica que se limitou a fazer um discurso puramente ideológico, raso, repleto de mentiras e fake news em plena ONU. Levou sua ignorância para o palco do mundo. Que vergonha! Uma vergonha histórica”, completou a parlamentar.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), disse que Bolsonaro não tinha nada a apresentar na ONU. “No Brasil a crise só piora, o desemprego só cresce, a Amazônia só sofre e a vida está cada vez mais amarga”, avaliou.

A vice-líder da Minoria, deputada Alice Portugal (BA), disse que o Brasil viveu nesta terça-feira o maior vexame diplomático de sua história. “No discurso, Bolsonaro tem a coragem de dizer que o Brasil hoje é o país que mais protege o meio ambiente e que o clima seco foi o que favoreceu as queimadas. Ainda diz: existem queimadas praticadas por índios”, protestou.

“Alguém contou quantas vezes o presidente Bolsonaro pronunciou a palavra “ideologia” no discurso terrivelmente ideológico dele?”, ironizou a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que Bolsonaro está destruindo a história bicentenária das relações internacionais brasileiras. “Bolsonaro está enxovalhando a imagem do Brasil diante do mundo. As queimadas que todos viram ao vivo e em cores não são mentiras. São fatos da destruição ambiental do país”, afirmou.

Para o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), Bolsonaro desperdiçou excelente oportunidade de falar sobre o Brasil para o mundo. “Se ateve, ao contrário, a seus recalques ideológicos, preconceitos e boçalidades políticas. Também aproveitou para mentir. Vergonha absoluta! Um presidente estúpido é o que temos. Que coisa!”, reagiu.

Confira a íntegra do discurso de Bolsonaro.