O seminário, que contou com a participação de mais de 400 pessoas, foi idealizado pela deputada Perpétua Almeida (AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), e teve na abertura a presença do ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim.

Na abertura, Perpétua Almeida anunciou que vai articular a criação de um Grupo de Trabalho constituído por parlamentares, sociedade civil, acadêmicos, empresários e integrantes do governo federal para que proponham saídas que representem os interesses do Estado e do povo brasileiro.

Os projetos estratégicos da Marinha, Aeronáutica e Exército, segundo dados das Forças Armadas, estão estimados em mais de R$ 400 bilhões, em 20 anos, o que acarretará 60 mil novos empregos diretos e 240 mil indiretos, até 2030.

“A proposta é estudar e observar os investimentos em defesa no Brasil. Buscaremos levar à presidenta Dilma e ao conjunto da sociedade proposições que nos permitam adotar orçamentos previsíveis e compatíveis com as necessidades de nosso país na área, constituindo assim uma espécie de Fundo Soberano da Defesa”, destacou a deputada acreana.

O ministro  Celso Amorim, que discursou sobre a Defesa Nacional e o pensamento estratégico brasileiro, defendeu uma integração da sociedade e do governo em prol de discutir e definir um projeto sólido de estratégia de defesa.

No primeiro painel, os palestrantes discutiram, ainda, “as grandes tendências no cenário estratégico global: repercussões para o Brasil”.

O segundo dia de debates está previsto para começar às 9h desta quarta-feira (28), o seminário será composto por quatro painéis.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da CREDN