Ao analisar o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que determinou a redução pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), Chico Lopes disse que as novas tarifas entrarão em vigor no dia 22 de abril e beneficiarão 2,8 milhões de unidades consumidoras, nos 184 municípios cearenses.  O valor da tarifa aprovado hoje é resultante dos efeitos dos cálculos da revisão tarifária e do reajuste.

“Lutamos para que a redução fosse maior. Mas esse percentual é uma vitória para o consumidor, que terá uma importante diminuição na sua conta de luz”, afirma Chico Lopes. Há, ainda, a redução de 8,2%, para consumidores de energia de baixa tensão, e de 6,36%, para os de alta tensão. “É uma diminuição importante, na luta histórica por um preço menor da energia, como forma de estimular a indústria, o setor produtivo”, complementa Lopes.

O deputado Chico Lopes destaca, ainda, a importância da queda da liminar que impedia a Aneel de levar em conta, para a revisão tarifária da energia no Ceará, o benefício fiscal obtido pela Coelce, com desconto no Imposto de Renda, por atuar na área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene. “Isso favoreceu o consumidor, possibilitando que a redução na conta de luz seja maior”, enfatiza Lopes.

“São passos importantes, conquistas para o consumidor. Mas continuaremos na luta por energia a preço justo, direito do consumidor, tanto do residencial, quanto do setor produtivo”, acrescenta Lopes. A seu ver, é importante estrategicamente de se baixar o preço da energia, para impulsionar o desenvolvimento do país.

Segundo o deputado, a energia brasileira continua uma das mais caras do planeta. Para mudar isso, é preciso, cada vez mais, mobilizar toda a sociedade nessa luta, do trabalhador ao empresário. Energia mais barata é mais produção e mais emprego e renda.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Dalwton Moura, da Assessoria do Deputado