A deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) cobrou, mais uma vez, a votação do seu projeto de lei que propõe a anistia do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para os estudantes endividados.

Além do projeto da anistia do Fies, Perpétua também é autora do PL que suspendeu parcelas do financiamento no ano passado, no auge da pandemia da Covid-19. Porém, o desemprego segue em alta no Brasil. São mais de 20 milhões de desempregados.

“Tem me tirado o sono quando vejo a agonia e desespero de milhões de brasileiros que fizeram sua faculdade através do Fies, e que tinham uma expectativa enorme de que quando formados teriam um emprego e poderiam pagar o financiamento”.

Perpétua destaca que atualmente mais de 1 milhão de jovens estão endividados e sem expectativa de pagar o financiamento.

“Se o estudante fez uma faculdade e quer trabalhar em outra área, por exemplo, e precisa fazer um financiamento, não pode porque está com o nome inadimplente. O banco não vai aprovar empréstimos para inadimplentes. Esta Casa já perdoou dívida de tantos banqueiros e fecha os olhos para os altos salários, mas não tem coragem de aprovar um projeto que perdoe a dívida dos jovens que fizeram sua faculdade pelo Fies”.

E destaca: “É imperativo que o parlamento brasileiro vote a anistia da dívida do Fies. Eu faço um apelo aos colegas parlamentares, eu apresentei esse PL tão logo cheguei nesta Casa”.