A líder do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC) alertou, em suas redes sociais, sobre a necessidade de o governo federal dar continuidade ao auxílio emergencial em meio à pandemia e ao alto índice de desemprego e de vulnerabilidade social no país.

“A retomada do auxílio emergencial é uma questão humanitária. Grande parte da população ainda não conseguiu uma outra fonte de renda e está sem dinheiro para comprar comida, para sobreviver”, disse Perpétua nesta segunda-feira (25), em referência à pesquisa Datafolha divulgada no mesmo dia.

Segundo a pesquisa, sete em cada dez brasileiros não conseguiram ter uma fonte de renda em substituição ao auxílio emergencial. Além disso, o levantamento mostra que 38% dos beneficiários economizaram alguma parte dos recursos.

Ao todo, o benefício — iniciativa do Congresso Nacional — alcançou mais de 67 milhões de brasileiros. Seu fim levou mais de 30 milhões de famílias à situação de extrema vulnerabilidade. Pesquisa do Observatório das Metrópoles e do Observatório da Dívida Social na América Latina, da PUC-RS, mostra que sem a renda emergencial, a taxa de pobreza teria crescido para 28% entre agosto de 2019 e agosto de 2020. Com o auxílio, no entanto, a taxa caiu de 19% para 15,9%.

“Neste momento difícil, o povo brasileiro quer é o retorno do auxílio emergencial de R$ 600, mais empregos e um governo que, efetivamente, assegure vacina para todos. Vamos juntos e juntas na luta contra a Covid-19 e contra as distorções do vírus da desigualdade!”, finalizou Perpétua.