A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados lançou nesta sexta-feira (4), o Grupo de Trabalho (GT) sobre Mulher e Economia, que será coordenado pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). O objetivo do colegiado é promover estudos, análises de projetos de leis em tramitação e enviados pelo Poder Executivo, realização de debates e apresentação de proposições para superação dos impactos econômicos da pandemia na vida das mulheres brasileiras e da desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

“A Bancada Feminina tem sido muito proativa e tem conquistado consenso em meio a uma enorme diversidade política e ideológica. É uma grande honra assumir este GT e buscar soluções para os problemas relacionados ao mercado de trabalho que as mulheres têm enfrentado na pandemia. Isso porque elas são maioria no setor de serviços, que foi fortemente afetado, além de representarem 80% dos trabalhadores informais do país”, disse Alice.

O lançamento contou com a presença da Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, que entregou à Bancada Feminina um documento em nome de oito secretárias estaduais de mulheres do Nordeste. O documento faz um apelo às deputadas para que seja derrubada a portaria do governo Bolsonaro que dificulta o aborto legal em casos de estupro. 

Alice apresentou o plano de trabalho do colegiado, os eixos e o calendário de reuniões. O próximo encontro será no dia 11 de setembro, às 15h, para tratar sobre a volta das mulheres ao mercado de trabalho. A reunião técnica contará com a participação de representantes do Ministério Público do Trabalho, ONU Mulheres, IBGE/Ipea e Unicamp.

O GT tem como vice-coordenadora a deputada Tereza Nelma (PSDB-AL) e como relatora a deputada Angela Amin (PP-SC).

*Ascom deputada Alice Portugal