O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) se reuniu com deputados da Oposição nesta terça-feira (11) para tratar das ações a serem tomadas na comissão especial da Reforma da Previdência. No encontro, os parlamentares da Oposição pleitearam o adiamento da leitura do relatório de Samuel Moreira (PSDB-SP).

“Não estamos numa normalidade democrática. Ocorreram fatos gravíssimos. Toda nossa atenção está voltada para a investigação desse fato. Para criar os instrumentos de investigação, como a CPMI, a convocação do ministro. O Parlamento precisa reagir como instituição. Não é uma questão da esquerda, da Oposição, é uma questão do Parlamento, da democracia. O apelo que fizemos é pelo adiamento, pois não há clima para isso”, afirmou a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), em referência aos vazamentos das conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol.

Apesar da sensibilidade aos apelos, Ramos manteve a reunião para a próxima quinta-feira (13) para leitura do relatório. No entanto, abriu duas possibilidades de mudança no curso dos trabalhos: a ampliação do coro pelo adiamento da leitura do texto ou a não apresentação do relatório por Samuel Moreira (PSDB-SP).

“Se eu receber o texto, não vou segurar. Mas se houver acordo de uma maioria, não vou me opor”, disse Ramos.
A expectativa do presidente da comissão é que o relatório seja votado no colegiado até o final de junho. No entanto, com a proximidade do feriado de Corpus Christi, o possível esvaziamento da Casa no São João e falta de votos do governo, é possível que o cronograma de Marcelo Ramos não seja seguido.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (BA), não vê clima político para o cumprimento do cronograma de Ramos.

“Não há razão para pautar a matéria agora. A cada semana verificamos um adiamento por um motivo diferente. O governo não tem votos. Além disso, aqueles itens que eram tidos como essenciais para o governo não têm acordo e não devem entrar. Não creio que a votação aconteça tão cedo”, afirmou.