A vitória de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República neste domingo (29) reforçou o sentimento de união em defesa da democracia. Após o resultado do pleito, parlamentares do PCdoB na Câmara reafirmaram seu compromisso com a construção de um país mais justo.

“A eleição de Jair Bolsonaro é uma página infeliz da nossa história. Há riscos à democracia e aos direitos do nosso povo. A bancada do PCdoB fará oposição firme, seguiremos na resistência, em defesa do Brasil”, afirmou o líder comunista, Orlando Silva (SP).

Para a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), é importante não perder o que foi construído, sobretudo, no segundo turno.

“Mulheres e homens, acima dos partidos, com muita amplitude, com muita unidade, fizeram dessa campanha algo bonito e potente e que deve se manter na resistência necessária para garantir nossa liberdade e a continuidade de nossa luta e da nossa batalha. Nós vamos resistir. Vamos manter os nossos sonhos. Precisamos continuar lutando pelos direitos do povo brasileiro, pela soberania do Brasil, pela manutenção do patrimônio brasileiro. É essa a luta que vamos manter, porque temos coragem”, disse.

Já o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) lembrou, que apesar de uma expressiva votação, Bolsonaro não recebeu “um cheque em branco”. “Quase 45% da população discorda com suas posições extremistas e autoritárias. Precisamos caminhar para a conciliação, pois isso que ajudará o país a sair da crise”, pontuou.

No entanto, numa eleição marcada pela proliferação das chamadas “fake news” e do acirramento das posições políticas, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) lembrou que o país segue dividido, sobretudo, “entre visões de mundo bem diferentes”, o que exemplifica um dos desafios que Bolsonaro terá pela frente.