A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizou nesta quarta-feira (3) uma audiência pública para debater as pesquisas e ações desenvolvidas na Amazônia Azul, uma vasta região marítima situada na fronteira leste do Brasil, cuja área e potencial estratégico e econômico assemelham-se ao da Amazônia Verde.

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) registrou que apesar do “terremoto e vendaval” vivido na Câmara, a comissão consegue cumprir a agenda de debater o país. “Isso é fundamental porque as audiências tratam de questões estruturais. Isso demostra que a comissão não perde o foco, e o foco aqui é o Brasil”, disse.

A parlamentar destacou ainda que pela Amazônia Azul circulam 95% do comércio exterior e se extrai aproximadamente 90% da produção de petróleo. O mar brasileiro gera empregos nos setores de pesca, turismo, pesquisa e energia, irrigando recursos para nossa economia.

“A Amazônia Azul não é só nosso território, não é só o volume de riquezas, é também a biodiversidade e as pesquisas que estão incorporadas. Temos um foco aqui que é viabilizar as prioridades dos projetos das Forças Armadas, nesse caso da Marinha do Brasil.”

Participaram da audiência, o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar da Marinha do Brasil, contra-almirante Renato Batista de Melo, o diretor de Gestão de Programas da Marinha do Brasil, contra-almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, o coordenador de Fiscalização Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Cabral Borges, a coordenadora de Planos de Ação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ana Paula Prates e o professor da Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), David Zee.