Luciana destacou que o trabalho da CPI tem como objetivo identificar os focos mais críticos de trabalho de crianças e exigir das autoridades, em todos os níveis, ações efetivas para erradicar de fato o trabalho infantil no país.

“Esse é um tema que vai muito além da questão social. Não podemos ter em nosso país indicadores tão expressivos como indica o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Tínhamos, em 2012, 4,3 milhões crianças e jovens no trabalho. Nosso objetivo é erradicar o trabalho infantil no Brasil”, afirmou.

Segundo Luciana lembrou, ainda, que instalar essa CPI demonstra a sensibilidade da Casa para discutir esse problema. “Sabemos que há um limite de CPIs e acatar essa vai ao encontro dos anseios da sociedade”, ressaltou.

Prestigiaram a instalação da CPI na Câmara o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Ministério do Desenvolvimento Social, a Associação Nacional de Magistrados do Trabalho (Anamatra), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Fundação Abrinq e o Itaú Social.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Angela Romito