A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) apresentou nesta quinta-feira (11), Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, um projeto na Câmara dos Deputados propondo a criação do "Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger", que deverá ser concedido pela Casa, anualmente, a três cientistas que se destacaram por suas contribuições para a pesquisa científica nas áreas de ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas.

As mulheres cientistas estão liderando pesquisas inovadoras em todo o Brasil. Nesse momento de pandemia, as pesquisadoras se destacaram no exercício de funções e realizaram feitos notáveis, como o sequenciamento do novo coronavírus. Apesar disso, as mulheres ainda representam apenas 10% dos pesquisadores em ciências exatas, segundo pesquisa do Instituto de Psicologia (IP), da Universidade de São Paulo (USP), entre os membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

No mundo, apenas 28% dos pesquisadores são mulheres. Além disso, há uma baixa participação e reconhecimento em premiações como o Nobel, por exemplo, em que mulheres são indicadas nas áreas científicas (apenas 3%). O Brasil tem ao menos 77,8 mil pesquisadores nas cinco maiores áreas de conhecimento que declararam ter doutorado, sendo 59,69% homens e 40,3% mulheres.

“As pesquisadoras enfrentam obstáculos a cada dia e continuam sendo excluídas na área. A mulher é sempre instada a escolher entre a maternidade ou a ciência, entre a política ou a ciência, e por aí vai. Sou autora da Lei 13.536/2017, que prevê a prorrogação da bolsa para pós-graduandas que derem a luz, adotarem crianças ou obtiverem a guarda judicial de crianças para fins de adoção. Sigo lutando por mais direitos às mulheres. Precisamos garantir políticas de Estado na área da educação, ciência e tecnologia, incluindo meninos e meninas, sem discriminação. A ideia do prêmio surgiu dessa necessidade de reconhecer a excelência da participação feminina na solução dos grandes desafios da humanidade, podendo estimular a capacitação de mais mulheres cientistas, mitigando as desigualdades”, afirma Alice.

Sobre o nome do prêmio

É uma homenagem a Amélia Império Hamburger, uma célebre cientista brasileira que se destacou por suas importantes contribuições para a ciência no Brasil. Nascida em São Paulo, em 12 de julho de 1932 e falecida em 1 de abril de 2011, atuou como física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira. Uma das pioneiras da Ciência no Brasil.

Graduada em física pela USP, mestrado na Universidade de Pittsburgh e pós-doutorado na Universidade Carnegie Mellon, ela foi professora no Instituto de Física da Universidade de São Paulo por mais de quarenta anos e a responsável pela organização de seus arquivos históricos. Além disso, participou da criação da Sociedade Brasileira de Física. Foi uma defensora da democracia e do estado de direito, tendo sofrido com prisão e tortura, os rigores de um período de ausência de liberdades em nosso país.

Sobre o prêmio

A indicação das concorrentes ao "Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger" poderá ser feita por qualquer membro do Congresso Nacional até o dia 30 de abril de cada ano. Após as indicações dos nomes, a Câmara dos Deputados deverá ouvir, em sessão de Comissão Geral, a opinião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) sobre as indicadas e sobre suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Para proceder à apreciação das indicações e escolha das agraciadas, será constituído o Conselho do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger, composto por um representante de cada partido político com assento na Câmara dos Deputados. A entrega do prêmio será realizada em sessão solene da Câmara dos Deputados, sempre no mês de setembro.

*Ascom deputada Alice Portugal