Após pressão dos governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia anunciado o início da vacinação oficial contra a Covid-19 para às 17h desta segunda-feira (18). Mudanças nos voos que levariam os imunizantes, no entanto, retardam o processo no país. De acordo com matéria divulgada na Folha de S.Paulo, a programação mais atualizada da Pasta informa que diversos estados só receberão os pacotes à noite. Com isso, o início da vacinação deve acontecer só a partir desta terça-feira (19).

A “trapalhada” na Pasta comandada por um “especialista em logística” gerou crítica do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

“É absolutamente inacreditável! O governo Bolsonaro é a soma e a multiplicação de todas as incompetências. Não é possível que o "especialista em logística" não consiga acertar um horário de voo. Se der duas tartarugas para o Pazuello cuidar, uma foge e a outra cai nas drogas”, afirmou o deputado em sua conta no Twitter.

Em alguns casos, autoridades estaduais já estavam aguardando nos aeroportos, quando foram surpreendidas pelas mudanças. Ao menos seis locais que receberiam antes das 16h, agora só vão receber na parte da noite.

Pela nova tabela, três estados estão sem previsão de horários, por ora: Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraná. O Rio de Janeiro, que fica a menos de uma hora de voo de São Paulo, onde estão as vacinas, está na tabela para receber na madrugada de terça (19). A previsão anterior era de receber 13h desta segunda.

Maranhão chegaria 12h40 e passou para perto de 22h. Paraíba era 12h15 e passou para depois das 19h. Sergipe receberia 12h e agora apenas após 18h. Rio Grande do Sul passou de 16h para perto das 20h. Minas Gerais passou de 15h para 18h. Bahia passou das 9h para quase 22h. Pará era 15h40 e mudou para 21h. Pernambuco das 15h20 para depois das 17h.