Por solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR), a Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira (16) operação de busca e apreensão em cinco estados e no Distrito Federal tendo como alvo parlamentar, empresários e blogueiros aliados ao presidente Bolsonaro em inquérito sobre atos antidemocráticos.

Os 21 mandatos foram determinados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do caso. As operações foram realizadas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no DF.

Entre os alvos estão o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que teve seu gabinete na Câmara dos Deputados, apartamento funcional e residência no Rio vasculhados pelos policiais. O blogueiro Allan Santos, do site Terça Livre, voltou a receber visita da PF na sua residência. Outro alvo foi o advogado Luís Felipe Belmonte, próximo de Bolsonaro e responsável pela fundação do partido Aliança pelo Brasil. O marqueteiro do partido, Sérgio Lima, também está sendo investigado. Na segunda-feira (15), o mesmo inquérito levou a bolsonarista Sara Winter para a prisão.

As operações da PF repercutiram entre parlamentares. “Hoje, a Polícia Federal volta às ruas para dar continuidade às ações contra aqueles que atacam nossa democracia. A verdade sobre a claque bolsonarista está vindo à tona. Não ficarão impunes. A nossa Constituição não dá guarida a atos antidemocráticos e fascistas”, afirmou a líder do PCdoB, Perpétua Almeida (AC).

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que se trata de uma ação contra a quadrilha bolsonarista que financia a rede de notícias falsas e os atos fascistas contra a democracia. “Mais um dia importante para a defesa do Estado democrático de direito”, considerou.

Já a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que as operações em vários estados tentam desbaratar o esquema criminoso de fake news e de sustentação dos atos contra a democracia. “É uma vergonha ver parlamentares no alvo, possivelmente por ajudarem de alguma forma esses crimes. Que a Justiça seja feita!”, disse.