O Brasil registrou 204 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas e bateu um novo recorde diário, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta terça (14). Ao todo, já são 1.532 óbitos no país.

Deputados do PCdoB lamentaram os dados e voltaram a responsabilizar o governo Bolsonaro por minimizar a gravidade da situação no país.

“Um recorde que nos entristece e nos preocupa. Totalizamos hoje a marca de 1.532 óbitos por causa do coronavírus. Enquanto isso, o governo segue irresponsável, defendendo o fim do isolamento social e minimizando os impactos dessa pandemia”, afirmou a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), os números revelam um governo que trabalha pelo caos. “Hoje, o Brasil bateu um recorde nada orgulhoso. 200 mortes por coronavírus em 24 horas. Tem pouco tempo que foram 100 num dia só. E a gente vai vendo esse número aumentar drasticamente enquanto este governo de irresponsáveis trabalha pelo caos”, afirmou.

Os parlamentares da legenda têm reiterado a falta de compromisso de Bolsonaro e seus aliados no controle da pandemia no Brasil. Diariamente, o presidente desconsidera as orientações do seu Ministério da Saúde e da própria Organização Mundial de Saúde. Incentiva a volta ao trabalho e expõe a população ao risco, incentivando aglomerações. Os embates entre Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, também têm sido recorrentes e não contribuem para o esclarecimento da população. O próprio ministro, em entrevista neste final semana, criticou a postura de Bolsonaro e afirmou que a população deve ficar confusa se segue o presidente ou as indicações da sua Pasta.

“Já não é mais uma curva, é uma reta em direção ao caos! Bolsonaro sabota a saúde e a vida dos brasileiros”, afirmou a líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC).

A falta de testes também foi motivo de críticas pelos parlamentares. O Brasil ocupa a 14ª colocação entre os 15 países com mais casos de coronavírus e é o que menos testa sua população. Enquanto o Brasil faz 296 testes por milhão de habitantes, os EUA fazem mais de sete mil; a Alemanha mais de 15 mil por milhão. O país fica atrás também do Irã, que faz quase três mil testes por milhão de habitantes.

“E o governo não se mexe para resolver um problema estratégico como esse”, criticou o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE).