O ex-astronauta e atual ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes terá muito o que explicar à Câmara dos Deputados. Apenas nesta quarta-feira (14), foram aprovados ao menos três requerimentos solicitando a presença do chefe da Pasta na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) na Casa.

Além de esclarecer a demissão do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, deputados que compõem o colegiado querem mais informações sobre o possível desmonte da política de investimento na ciência e tecnologia e sobre a viagem custeada com recursos públicos aos Estados Unidos, junto com sua assessora e sócia, Christiane Gonçalves Correa, em julho deste ano.

Os requerimentos, protocolados por deputados do DEM, PT e PSol, foram subscritos por parlamentares de outras siglas. Na audiência pública que discutirá os cortes orçamentários definidos pelo governo federal para a área da educação, deputados também querem contar com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

É que, atualmente, já se encontra na Comissão, à espera do parecer do relator, o Projeto de Lei nº 2.926/2019, que veda o corte e a interrupção de bolsas de pesquisa, já em andamento na Casa, e que pretende “proteger as bolsas de pós-graduação e bolsas científicas de cortes que podem ser feitos ao sabor da conjuntura”, como explicou o autor da proposta, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).

*Ascom Márcio Jerry