A Câmara dos Deputados promove de 19 a 23 de novembro o 1º Simpósio da Amazônia, que reunirá parlamentares, ministros, empresários e ambientalistas para aprofundar o debate sobre o desenvolvimento sustentável da região e as ameaças que a atingem. O evento é organizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, presidida pela Deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em parceria com o Senado e entidades da sociedade civil.

O Simpósio será presidido pela deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), presidente da Comissão da Amazônia, e por outros deputados e deputadas da Região Norte, dentre elas Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Frente Parlamentar Amazônia para Sempre, e pelo senador Mozarildo Cavalcante, presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia, no Senado.

Participarão do evento os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; dos Transportes, Alfredo Nascimento; e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Entre outros temas, eles vão discutir a implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS) – programa do governo federal para viabilizar um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia.

No Simpósio, serão discutidas fórmulas de valorização das potencialidades da diversidade natural da Amazônia brasileira e do patrimônio sociocultural dos povos da região. O objetivo da discussão é a conciliação da preservação desse patrimônio com o aumento da geração de emprego e renda e a redução das desigualdades sociais, por meio de atividades econômicas dinâmicas e inovadoras.

Como parte das atividades do Simpósio, serão expostas, no corredor de entrada do plenário da Câmara e no Espaço do Servidor, um total de 45 imagens sobre a região Amazônica, feitas pelos fotógrafos Alex Silveira e George Hubener.