Na noite de segunda-feira (21), o PCdoB reuniu-se com a presidenta Dilma Rousseff em jantar no Palácio da Alvorada para discutir a crise econômica, o quadro político e as medidas para garantir a governabilidade e a retomada do crescimento.

“Tivemos uma conversa franca, focada na discussão sobre a necessidade de repactuar a agenda para o país, com foco no crescimento e na importância de o governo coesionar a base no Congresso Nacional”, explicou a deputada Luciana Santos (PE), presidente nacional do PCdoB.

Luciana Santos avaliou que a reunião foi produtiva. Segundo ela, a presidenta demonstrou consciência acerca dos desafios que se impõem neste momento vivido pelo país e firmeza para enfrentá-los. No encontro, o PCdoB renovou sua postura de empreender todos os esforços no sentido de contribuir para a constituição de uma frente ampla que ajude o país a superar esse período crítico.

“O momento exige muito diálogo, disposição para garantir os direitos conquistados e ousadia para empreender medidas que ajudem o país a retomar o desenvolvimento com inclusão social. Acredito que essa reunião contribuiu para esse objetivo”, disse Luciana.

À frente da Bancada Comunista na Câmara, a deputada Jandira Feghali (RJ) considerou a discussão muito positiva. “Discutimos o momento político, observando as possibilidades de saídas das crises política e econômica. Ouvimos e fomos muito ouvidos. Saiu dali uma aliança forte no sentido de superar a crise para que o país possa retomar o desenvolvimento e o crescimento para a melhoria da vida dos trabalhadores.”

Vice-líder do governo, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que a presidenta mostrou grande consciência sobre as dificuldades, os desafios, e as tarefas para o Brasil seguir adiante. “Fiquei feliz pela confiança em nosso partido que a Presidenta Dilma demonstrou. Ela sabe que pode contar conosco. A conversa foi franca, com críticas, auto-críticas, e renovação de compromissos.”

O ex-presidente nacional do PCdoB Renato Rabelo também participou do jantar. "Tivemos a oportunidade de expor nossa visão sobre o quadro político nacional e internacional, além de suas perspectivas. Para o PCdoB, a luta em defesa das conquistas dos governos Lula e Dilma é central neste momento, assim como a luta em defesa da democracia".

Também estiveram presentes no encontro o ministro de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, o prefeito de Olinda (PE), Renildo Calheiros, o vice-presidente nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, o ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

O grupo é o comitê permanente de acompanhamento da situação política do país, indicado pela Comissão Política Nacional do PCdoB, sendo composto, ainda, pelo governador do Maranhão, Flávio Dino, que não pôde comparecer à reunião em função de agenda no estado.