A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (AC), informou que o embaixador da China no Brasil. Yang Wanming, assumiu o compromisso de fazer tratativas com as autoridades do seu país, visando garantir celeridade no envio dos insumos para a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan.

Na manhã desta quarta-feira (20), a deputada participou de uma reunião virtual com o embaixador junto com o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ). O tema do encontro foi o atraso na liberação de insumos chineses para a fabricação da vacina no Brasil.

Outro assunto abordado diz respeito à adoção do 5G no País, uma vez que a líder do PCdoB é coordenadora de um grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de acompanhar a implantação desta tecnologia no País.

Perpétua Almeida lembrou a importância da iniciativa adotada no âmbito do Poder Legislativo, já que o executivo não teria condições políticas de exercer esta função a contento em razão dos ataques recorrentes da família Bolsonaro à China e a seu povo. A parlamentar destacou que o encontro foi positivo e o embaixador atribuiu o atraso à grande demanda pelo produto por muitos outros países, chegando a criar entraves nos trâmites burocráticos alfandegários.

"Ele pediu que não deixássemos que o clima desfavorável perturbasse a importante parceria Brasil/China, assinalando que da parte dele faria o mesmo. Também valorizou a parceria na área da telefonia, na agricultura e outras. Reforçou ainda que acionou as empresas chinesas no Brasil, para que agilizassem ajuda humanitária ao Amazonas", disse.

Internet móvel

Segundo a deputada, o embaixador agradeceu a ela e ao presidente da Câmara os esforços do legislativo para garantir isonomia no processo de implantação do 5G no Brasil. "Assumimos o compromisso de que o GT da Câmara trabalhará no sentido de defender os interesses nacionais, sem exclusão de nenhuma empresa, especialmente as que já estão numa parceria com o Brasil desde o 3G e o 4G", comentou Perpétua.

A expectativa é que o edital do leilão do 5G seja aprovado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) até o fim de fevereiro. A realização do certame está prevista para acontecer no fim do primeiro semestre, ou no início do segundo. A empresa chinesa Huawei tem interesse no mercado brasileiro do 5G.

Socorro ao Amazonas

Os parlamentares do PCdoB agradeceram os esforços do governo chinês em prestar socorro ao Amazonas, que enfrenta um colapso na área da saúde com a aceleração da pandemia do novo coronavírus. Na terça-feira (19), a embaixada no Brasil enviou um ofício ao governo estadual, pedindo a indicação de “pontos focais” para tratar do recebimento das doações que o governo e empresas chinesas pretendem enviar ao estado.

A ajuda tem sido viabilizada com ajuda de parlamentares e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nesta quarta, a Bancada do PCdoB divulgou carta enviada ao presidente da China agradecendo o apoio.

Confira a íntegra.

Ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

Os parlamentares do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) manifestam publicamente profundo agradecimento pela doação de oxigênio que salvará pessoas vítimas de coronavírus no Amazonas.

É fundamental destacar o gesto humanitário do povo chinês, representado na sua pessoa, que evitará mortes por falta de ar. Essa iniciativa fortalece os laços de admiração  e cooperação entre nossos países neste momento dramático  de combate à pandemia.

Agradecemos ainda pela parceria entre a empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, que garantiu o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

Os verdadeiros patriotas brasileiros, amantes da paz e da ciência, lutam para que Brasil e China mantenham as históricas relações de colaboração e amizade, trazendo benefícios cada vez maiores para nossos povos.

Brasilia, 20 de janeiro de 2021

– Luciana Santos – presidente nacional do PCdoB
– Perpétua Almeida – deputada federal/Líder da Bancada do PCdoB
– Alice Portugal – deputada federal
– Daniel Almeida – deputado federal
– Jandira Feghali – deputada federal
– Márcio Jerry – deputado federal
– Orlando Silva – deputado federal
– Professora Marcivania – deputada federal
– Renildo Calheiros – deputado federal
– Rubens Jr. – deputado federal