O Parlamento realizou, nesta quarta-feira (9), uma homenagem ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que deixa a presidência do tribunal na quinta-feira (10). Ele será substituído pelo ministro Luiz Fux. Toffoli recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Congresso Nacional, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento brasileiro.

Na ocasião, a líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), destacou a importância do combate às fake news durante a gestão de Toffoli, além de enfatizar a coragem do ministro no cumprimento da Constituição e na apuração de crimes contra a democracia e as instituições brasileiras.

“Num período tão difícil do país, vossa excelência presidiu a Corte com um número de ataques jamais vistos a seus familiares e à própria instituição. Vossa excelência foi um homem corajoso no cumprimento da Constituição. Sobretudo, quando decidiu punir e apurar os crimes contra a democracia e as instituições brasileiras. Inspirada nas suas ações e do ministro Alexandre de Moraes fui ler um livro sobre fake news e vi como elas minam nossa democracia e colocam em risco resultados eleitorais”, destacou a líder.

Foi na gestão de Toffoli que o STF deu início às apurações sobre fake news, que já levou à prisão da ativista bolsonarista Sara Giromini, que liderou ataques e manifestações aos ministros do STF, à própria instituição e ao Parlamento, além de apontar a possibilidade de envolvimento da família Bolsonaro na disseminação de fake news.