PSL convoca e desconvoca Glenn Greenwald para ir à Câmara

Brasília, quinta-feira, 13 de junho de 2019 - 12:37      |      Atualizado em: 18 de junho de 2019 - 13:20

DESGOVERNO

PSL convoca e desconvoca Glenn Greenwald para ir à Câmara


Por: Ana Luiza Bitencourt

Em um intervalo de 20 minutos, bancada governista apresenta requerimento para que o jornalista compareça à Casa, se arrepende, e tenta voltar atrás do pedido.

Álvaro Portugal/PCdoB na Câmara
Perpétua Almeida ironizou nova trapalhada dos governistas na comissão

Uma nova trapalhada dos governistas marcou a reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara nesta quarta-feira (12). O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou um requerimento ao colegiado convidando Glenn Greenwald à Casa para prestar esclarecimentos sobre a divulgação das conversas entre Moro e Dallagnol. Logo após, quis voltar atrás.

Os parlamentares da Oposição estranharam a iniciativa vinda do partido de Bolsonaro, mas apoiaram a convocação sem ressalvas. Ao declarar apoio à aprovação da proposta, Perpétua Almeida (PCdoB-AC) disse, sorrindo: voto com meu “grande amigo” da base governista, Daniel Silveira.

Menos de meia hora depois de ter apresentado o requerimento, ao perceber que as provas e os argumentos apresentados pelo jornalista do The Intercept seriam ainda mais prejudiciais ao ministro Sérgio Moro, seus aliados tentaram derrubar a proposta.
     
O próprio autor do requerimento tentou retirá-la de pauta, mas não conseguiu. A presidência da Comissão chegou a avisar que abriria a votação, mas os governistas foram salvos pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que abriu a Ordem do Dia no Plenário – com isso, todas as comissões precisam encerrar os trabalhos.

A deputada Perpétua Almeida ironizou a nova trapalhada do governo. “Um deles queria trazer Glenn para cá. No final das contas, eles se deram conta de que isso não era bom para o governo, porque o jornalista ia falar das traquinagens do Moro. Nós queríamos votar, mas eles não deixaram. A gente queria apoiar, pasmem, um membro do governo”.

A falta de estratégia exposta pelo deputado Silveira também virou piada nas redes sociais, fazendo com que o próprio jornalista do The Intercept se pronunciasse sobre o ocorrido:

“Eu já estava, e continuo, pronto para ir. Fico feliz em discutir com o Congresso Nacional nossa reportagem e o comportamento do Ministro Moro, Deltan Dallagnol e a força-tarefa da Lava Jato. Da próxima vez, deputado, não retire seu convite. Apenas avise-me saber quando você gostaria de fazer a audiência”, publicou pelo Twitter Glenn Greenwald.

A votação do requerimento está prevista para a próxima reunião, na semana que vem. Enquanto isso, veja aqui um resumo do que aconteceu na comissão:









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com