A atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) junto aos setores de energia foi debatida em audiência pública da Comissão de Minas e Energia nesta tarde.

De acordo com o requerimento do deputado Silas Câmara (PRB-AM) para a realização do debate, como os serviços de energia estão cada vez mais caros para a população, é preciso discutir soluções para que isso não ocorra mais. Participou da discussão o diretor-geral da Aneel, André Pepitone da Nóbrega.

Durante o debate, a vice-líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), defendeu a revisão das agências reguladoras no Brasil. “As agências foram criadas há mais de 20 anos, quando se iniciou um processo de privatização das empresas públicas. Desde então, não foi feita revisão. Até os Estados Unidos, de onde copiamos esse modelo, já mudaram a sua forma de fazer o monitoramento do serviço prestado pelas empresas privadas. E hoje nenhum brasileiro está satisfeito com o serviço das empresas fiscalizadas. Todos têm um problema com a telefonia ou internet”, disse a parlamentar.

Perpétua destacou ainda que os brasileiros reclamam do aumento da conta de energia e não têm a quem recorrer. “Foi o que aconteceu no Acre recentemente onde houve aumento de 21,29%. Ninguém aguenta quase 30% de reajuste na sua conta de energia. Tem casos em que o aumento chegou a 50% ou quase 100%. Criou-se até uma CPI da Conta de Luz na Assembleia Legislativa do Acre para investigar isso e eu apoio. Não dá para entender. É inadmissível isso. A Aneel tem de dar uma resposta”, relatou a deputada.