A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) aparece em destaque na lista dos parlamentares brasileiros mais influentes nas redes sociais. O levantamento FSBinfluênciaCongresso, realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, classificou senadores e deputados federais por influência no Facebook, Instagram e Twitter em 2020. De acordo com a pesquisa, Jandira ocupa o oitavo lugar entre os 594 congressistas do país.

Embora a lista seja dominada por parlamentares bolsonaristas – muitos deles à base de fake news e outras práticas ilegais –, a esquerda conta com importantes influenciadores nas redes. O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ) desponta em sexto no ranking, enquanto o senador Humberto Costa (PT-PE) é o sétimo. Presidenta do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) está no décimo lugar.

A lista é encabeçada, pela primeira vez, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro. Já o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), seu irmão – que foi denunciado pelo Ministério Público do Rio por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro –, perdeu prestígio nas redes. De sexto mais influente em 2019, agora Flávio é apenas o 16º.

Segundo a FSBinfluênciaCongresso, as bancadas mais influentes nas redes são as do PSL e do PT. Com relação aos estados, os parlamentares de São Paulo são os mais influentes, seguidos pelos do Rio de Janeiro.

Todas as postagens de deputados e senadores nas redes sociais avaliadas registraram 2,2 bilhões de interações – uma média de 6 milhões por dia. Entre 2019 e 2020, o volume de interações (entre curtidas, comentários e compartilhamentos) cresceu 75%. A maior parte do crescimento foi registrado no Facebook.

Ao todo, os parlamentares reuniram, em 2020, 158,36 milhões de seguidores, um aumento de 19% na comparação com o ano anterior. O Facebook concentra a maioria desses seguidores (51,4%), à frente do Instagram (29,7%) e Twitter (18,8%). Proporcionalmente, porém, a maior alta de seguidores se deu no Twitter, com crescimento de 40,1%.

O aumento de interações reflete também a alta no volume de publicações: de fevereiro a dezembro de 2020, os congressistas publicaram 1,01 milhão de conteúdos nas redes pesquisadas (116 por hora), 13% mais do que em 2019.

O Instituto FSB Pesquisa analisou o grau de engajamento em todas as publicações dos parlamentares de 1º de fevereiro a 31 de dezembro de 2020 e comparou com os resultados do mesmo período de 2019. Foram analisadas publicações feitas no Facebook (apenas páginas públicas), no Instagram (apenas contas business) e no Twitter. As notas são atribuídas considerando número de seguidores, quantidade, alcance e engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos) das publicações nas diferentes redes.