Deputados da Bancada do PCdoB prestaram solidariedade ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), duramente atacado pelo presidente Jair Bolsonaro que o acusa de tramar contra o seu governo e ter uma “péssima” atuação no parlamento.

Em entrevista à CNN, Bolsonaro disse que há um sentimento de que Maia não quer amenizar os problemas. “Ele quer atacar o governo federal, enfiar a faca. Parece que a intenção é me tirar do governo. Quero crer que esteja equivocado”, acusou.

“O presidente ataca como um velho truque da política. Quando você tem uma notícia ruim, como a demissão do ministro Mandetta, ele quer trocar o tema da pauta”, respondeu Maia. “A saída do ministro assusta 80% da população pelo menos”, acrescentou o deputado.

E prosseguiu: “O nosso tema continua sendo a saúde, continua sendo as ações que foram conduzidas pelo ministro Mandetta e agora vão ser construídas pelo novo ministro. Estamos no Parlamento, desde o início, discutindo temas com toda a seriedade do mundo, com toda a equipe do governo”.

A conduta de Mandetta à frente do Ministério da Saúde no enfrentamento da Covid-19 tem grande apoio popular, como mostram pesquisas. O ministro demitido defendia o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, enquanto Bolsonaro quer que a população volte ao trabalho.

Repercussão

A líder do PCdoB, deputada Perpétua Almeida (AC), disse que as declarações de chefe do executivo "são ataques de uma pessoa desequilibrada". "Mais uma vez, Bolsonaro demonstra que não tem competência e equilíbrio emocional para tocar o país no momento mais difícil para a população, que é o enfrentamento de uma pandemia que está tirando a vida da população brasileira", apontou.

Mais cedo, quando a demissão do ministro foi anunciada, a líder do partido elogiou em plenário o comportamento solidário de Mandetta ao povo brasileiro.

Segundo a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), as palavras "mal ditas" pelo presidente devem ser colocadas no ostracismo. A parlamentar avaliou que o destempero de Bolsonaro "demonstrou um desequilíbrio profundo" de quem ataca o Legislativo na tentativa de "contestar as medidas que estão sendo tomadas [pela Câmara] em defesa da vida".

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) destacou que Maia está, com muita responsabilidade, ajudando o Brasil a resistir às trapalhadas, omissões e irresponsabilidade do presidente da República. “Bolsonaro é um incapaz crônico que só vive de futricas e brigas quando deveria governar para proteger o Brasil da pandemia”, criticou.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que Bolsonaro é um político medíocre, incapaz de uma iniciativa construtiva.

“Daí que necessita de um inimigo imaginário para justificar a própria incompetência. Mandetta foi um inimigo disfuncional, se tornou mais popular que ele. Por isso, precisou demiti-lo e arrumar outro inimigo”, afirmou o deputado.