O texto também tenta conter os impactos do bloqueio de 5,8 bilhões de reais do orçamento de 2019 para a educação. O valor representa cerca de 30% das verbas destinadas à área.

A matéria tramita em caráter conclusivo e deve ser apreciada já no início de agosto, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). O projeto também será analisado na Comissão de Educação e na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), para então ser encaminhada ao Senado. Não será necessária a votação em Plenário.

Para o autor da proposta, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), as políticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) têm prejudicado o setor. “O governo Bolsonaro, desde o início, vem atacando muito claramente a educação brasileira. É lamentável o que tem havido. Vamos continuar nessa trincheira”, disse o parlamentar, em entrevista à CartaCapital.

Segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o contingenciamento anunciado no início do ano pelo ministro Abraham Weintraub é um mecanismo de “chantagem” e colocará em risco o funcionamento regular das instituições públicas de ensino.

Contra o bloqueio, estudantes e docentes realizaram grandes mobilizações em todo o país, nos dias 15 e 30 de maio.