Entidades que integram o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, parlamentares, sindicalistas e representantes de movimentos sociais se unirão na próxima terça-feira (8) em ações contra as privatizações na Câmara dos Deputados. A agenda começa às 9h, no auditório Nereu Ramos, onde será realizado seminário para destacar a importância do que é público para a sociedade, e o quanto a agenda privatista de Temer interfere negativamente na vida da população e dos trabalhadores das empresas.

De acordo com Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, "o Estado não pode abrir mão de setores estratégicos para o desenvolvimento do país".

Em pauta estarão questões nacionais relacionadas aos serviços e empresas públicos e outras específicas dos empregados das empresas ameaçadas de privatização.

Após as apresentações e debates, as entidades do Comitê realizarão um ato político com a participação de parlamentares, sindicalistas e movimentos sociais.

Para a deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), membro da comissão especial que analisa a proposta de privatização da Eletrobras, a mobilização dos mais diversos setores e da população contra a proposta é essencial para impedir o avanço da matéria no Congresso.

“Temos conseguido obstruir os trabalhos na Câmara. A própria base de Temer não tem aparecido aos debates, porque tem visto que este é um assunto impopular. A população não quer saber da privatização da Eletrobras. Mas este é um governo que acha que o Estado deve ser mínimo para o povo, mas quando se trata de o Estado atender aos anseios do mercado financeiro não tem limites. Mas a Eletrobras é um patrimônio brasileiro e não vamos permitir sua privatização”, destacou. “Nenhum país do mundo faz o que o Brasil está querendo fazer. Esta é uma questão de interesse público, de soberania nacional e vamos lutar até o fim”, completou a parlamentar.

Entre as ações do dia 8 de maio também haverá o lançamento do livro "Se é público, é para todos", organizado pelo sociólogo Emir Sader, com a participação do economista Fernando Nogueira, de Rita Serrano e João Moraes.

Serviço:
Ato em defesa das empresas públicas
Data: 08 de maio (terça-feira)
Horário: 9h
Local: Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados