A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-BA) defendeu nesta terça-feira (30), na quarta conferência da Liga dos “Parlamentares por Al-Quds”, realizada em Ancara, na Turquia, que o povo palestino tenha direito ao seu Estado livre e soberano.

A parlamentar iniciou sua fala, lembrando que, em 2010, as principais manchetes dos jornais brasileiros traziam a notícia do reconhecimento pelo Brasil do Estado palestino com fronteiras anteriores a 1967 e se solidarizou com o povo palestino.

“Que a nossa luta em solidariedade aos refugiados não pare! Que ecoe uma só voz pelo mundo por respeito aos direitos humanos e parem as violações”, destacou Perpétua em seu discurso.

A deputada compõe a delegação latino-americana no encontro. O grupo é formado ainda pelo presidente da Associação dos Parlamentares por Al-Quds da América Latina, Ahmed Said Murad, do Brasil; pela vice-presidente da Liga e deputada no Parlamento do Mercosul, Júlia Perié, da Argentina; pela ministra da Justiça da Bolívia, senadora Virginia Valasco; pela senadora uruguaia da Frente Ampla, Sandra Lazo; pelo congressista chileno Sergio Gahona; a congressista” Julieta Ramirez, do México; a congressista Andrea Villagren, da Guatemala.

A conferência visa aumentar os esforços parlamentares e diplomáticos em defesa da causa palestina e encontrar maneiras de apoiá-la e à sua resistência, ativando o papel dos parlamentares local, regional e internacionalmente para uma ação efetiva de solidariedade e eficaz contra a ocupação.

As ações nos parlamentos dos países são meios de expor as violações israelenses cometidas na tentativa de judaizar a cidade por meio do assalto aos lugares sagrados, o confisco dos direitos palestinos e as práticas de limpeza étnica.

“Os números são uma vergonha para a humanidade: 4.650 palestinos presos nas instalações penais israelenses; anciãos, mulheres, jovens e até crianças. Exigimos que se garanta julgamento amplo, com direito à defesa e contraditório”, destacou a Perpétua, que também lamentou a inclusão do Hamas na lista de organização terrorista pelo governo do Reino Unido.

“É com tristeza que vimos o comunicado da ministra do Interior do Reino Unido, anunciando em 19 de novembro, que o governo incluirá na sua lista de “organizações terroristas” o partido palestino Hamas – Movimento de Resistência Islâmica. Assim como a decisão da União Europeia (UE) que também inclui o Hamas na sua lista. Decisões como essas são um tiro no coração dos que resistem e trabalham pela paz no mundo.  É uma decisão carregada de preconceitos e total desconhecimento da história e das lutas da Frente Popular pela Libertação da Palestina”, pontuou Perpétua Almeida.

Acordos

Perpétua destacou ainda que o Parlamento brasileiro tem trabalhado para acelerar a oficialização de acordos de cooperação comercial, técnica e cultural entre o Mercosul e a Palestina. Perpétua também faz parte do Parlasul e reforçou a importância do fortalecimento da amizade entre os países e do respeito aos direitos humanos.

“Atuamos em grupos de amizade e temos laços próximos com a embaixada palestina. Inclusive, na votação do Acordo Internacional entre Brasil e Israel, em nome do meu Partido, o PCdoB, apresentei voto em separado para que empresas que colaboram com atos que atentem contra os direitos humanos dos palestinos e outros povos, sejam excluídas de participação de parcerias com o Brasil”.

Esta é a quarta vez que representantes da América Latina participam da conferência.