Em meio às discussões sobre flexibilização das medidas de controle sanitário em muitos estados, deputados do PCdoB reforçaram a importância da manutenção dos cuidados e da vacinação contra a Covid-19. Apesar de o número de mortes ter caído no país desde que a vacinação avançou, novas variantes continuam surgindo e a pandemia ainda não acabou.

“Dois casos confirmados da variante Deltacron no Brasil. Ainda não se sabe qual impacto pode ter, mas amplia a importância da dose de reforço, aceleração da vacinação infantil e manutenção dos cuidados preventivos. Todos estamos cansados, mas a pandemia não vai acabar por decreto”, destacou o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Os casos da nova variante – um no Amapá e outro no Pará – haviam sido confirmados pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na terça-feira (15). No entanto, nesta quarta (16), o chefe da Pasta voltou atrás e informou pelo Twitter que os casos da variante deltacron ainda estão sob análise.

O líder da bancada do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), também reiterou a importância da vacina. “O negacionismo propagado pelo governo Bolsonaro é tão grave que mata. A morte de não-vacinados é 26 vezes maior que em vacinados em SP. Vacina salva vidas! É fundamental que todos recebam a dose de reforço para vencermos a pandemia. Especialistas acreditam que será necessário também uma quarta dose e a imunização anual para conter o coronavírus”, afirmou.