O líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), cobrou nesta sexta-feira (12) que a Comissão do Esporte priorize os investimentos no setor e a formulação de políticas públicas que dinamizem o esporte.

A fala foi feita ao deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que assumiu o comando do colegiado nesta manhã. “O esporte carece muito. O Brasil é um país muito grande e precisa investir no esporte de alta competitividade para buscar desempenho no cenário internacional, mas também no esporte que acolhe as pessoas, pois é atividade importante na sua formação. O Brasil precisa volta a dar importância ao esporte”, destacou Renildo.

O parlamentar lembrou que o papel da comissão é chamar atenção para o tema, com debates e formulação de projetos. “Precisamos trazer esse debate para dentro dessa Casa. Para que isso se transforme em projetos e políticas públicas que dinamizem ainda mais nosso esporte”, afirmou.

Desde o golpe de Temer, o esporte vem perdendo espaço e recursos. Na gestão do emedebista, o então Ministério do Esporte já teve drástica redução de recursos, afetando inclusive o principal programa de fomento ao esporte, o Bolsa Atleta.

Sob Bolsonaro, o Ministério virou uma secretaria dentro da Pasta da Cidadania, perdendo ainda mais verba. E o orçamento que já foi de mais R$ 800 milhões no governo Dilma tem previsão de R$ 292 milhões para 2021, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) enviado pelo governo ao Congresso e que ainda está em discussão.