Por 12 votos contra 1, a Comissão de Cultura rejeitou nesta terça-feira (3), uma moção de repúdio à TV Globo pela exibição, no programa Zorra Total, de uma charge de Carlos Latuff que expõe a violência policial contra a população negra do país.

No requerimento, o autor do pedido, deputado Capitão Augusto (PL-SP), afirma que a exibição da charge na emissora tem “a clara intenção de afrontar e denegrir a imagem de todos policiais militares do Brasil, querendo atribuir o genocídio de negros aos policiais militares”.

O debate gerou polêmica e bate-boca entre o autor do requerimento e a presidente da Comissão, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), antes de ser rejeitado pelos parlamentares presentes.

Para a líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a tentativa do deputado Capitão Augusto de colocar os parlamentares contra ou a favor à Polícia Militar é equivocada.

“Ninguém que defende o bom policial pode ser a favor da censura. Não acho que reconhecer a má conduta do policial é ser contra a corporação. Precisamos ter um olhar crítico. Aquilo é uma charge de um artista, é um desenho crítico ao que está acontecendo no país. Não está se fazendo crítica à corporação inteira. Esse não é o recorte. O cartum é uma arte. Ele é feito para ser visto. O fato de divulga-lo numa emissora não é motivo para repúdio”, destacou a parlamentar ao defender o posicionamento contrário do PCdoB e da Minoria ao requerimento.

A charge foi alvo de ato de vandalismo no dia 19 de novembro, na abertura da exposição que celebrava o mês da Consciência Negra na Câmara dos Deputados. No dia, o deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) arrancou e quebrou o quadro, que trazia a charge de Latuff, e denunciava o genocídio da população negra no Brasil. O ato gerou representação no Conselho de Ética.