Parlamentares da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) anunciaram nesta terça-feira (29) apoio ao movimento internacional pela libertação do jornalista australiano Julian Assange – preso por divulgar documentos sigilosos do governo dos EUA. Em uma carta enviada ao presidente do Estados Unidos, Joe Biden, e à presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, os parlamentares se manifestam contrários à extradição de Assange para ser julgado em território norte-americano e alertam que esse fato criaria um precedente negativo para a liberdade de expressão e o livre exercício da imprensa em todo o mundo.

O apoio se deu em reunião das bancadas da Federação, na Câmara dos Deputados, da qual participaram o editor-chefe do WikiLeaks, Kristinn Hraffsson, e Joseph Farrell, embaixador do WikiLeaks.

Na carta, os parlamentares lembraram às autoridades americanas que Assange “adotou práticas que são essencialmente do jornalismo investigativo”, entre elas, “receber informações classificadas de uma fonte dentro do governo e publicar as informações de interesse público”. Ainda de acordo com os congressistas brasileiros, esse ato não pode ser enquadrado na Lei de Espionagem, porque “criminalizaria práticas rotineiras, que são protegidas pela Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos”. Os deputados lembraram ainda que o governo Obama se recusou a processar Assange por espionagem.

Confira a íntegra da carta.