Esta semana, o Brasil atingiu a marca de 100 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19, o que representa 47,11% da população, segundo o balanço do consórcio de veículos de imprensa. O país também se aproxima da marca de 150 milhões de pessoas vacinadas ao menos com a primeira dose, o que corresponde a 70% da população que iniciou o esquema vacinal contra a doença.

Os números foram celebrados pelo líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE). O parlamentar afirmou que “apesar do boicote de Bolsonaro, é uma vitória”.

“Vitória da saúde e da ciência! Apesar do boicote do governo Bolsonaro, o Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de pessoas completamente imunizadas contra a Covid-19. É absurdo que o governo Bolsonaro atrapalhe a expansão da vacina pelo país. A imunização segue de forma desigual entre os estados, especialmente, na região Norte. Faltam campanhas efetivas de comunicação. Pelo menos 16 milhões de pessoas estão com a segunda dose em atraso. E a vacinação ampla dos brasileiros é o caminho para reduzirmos mortes, retomarmos o emprego e a economia. É absurdo que Jair Bolsonaro siga negando a doença e trabalhe cotidianamente contra os brasileiros que querem vencer o coronavírus”, destacou.

Seguindo sua cartilha negacionista, Bolsonaro reafirmou em entrevista que não vai tomar qualquer vacina contra a Covid-19, pois já teve a doença e “desenvolveu anticorpos contra ela”. O presidente disse ainda que se caso tivesse a doença novamente se trataria com remédios comprovadamente sem eficácia contra a Covid-19 e defendidos como tratamento precoce desde o início por Bolsonaro.

Segundo as orientações da Anvisa e de especialistas, Jair Bolsonaro está totalmente equivocado.