Levantamento da ONU noticiado na quinta-feira (25) mostra que o Brasil ocupa a nona posição entre 11 países da América Latina no que diz respeito aos direitos políticos das mulheres. Usando 40 indicadores em oito temas, a pesquisa calculou o Índice de Paridade Política. Por essa classificação, que varia de zero a 100, o Brasil ficou com a nota 39,5; o país mais bem colocado foi o México, com 66,2.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) se manifestou por vídeo, em suas redes sociais, a respeito deste tema. Ela classificou a posição como “vergonhosa” e acrescentou: “Isso significa que ainda não ocupamos o espaço a que temos direito”.

A parlamentar prosseguiu com um chamamento às mulheres: “ocupem, mulheres, o espaço da política, nas eleições, nos parlamentos, nos executivos”. Jandira. “As mulheres precisam estar onde elas quiserem. E agora o povo precisa também compreender que, para termos uma democracia plena, com igualdade, é preciso que a maioria da população brasileira, que é de mulheres, também ocupe os espaços de decisão e de poder”.

Segundo análise da representante da ONU Mulheres no Brasil, Anastasia Divinskaya, o país “ainda tem um longo caminho a percorrer em direção à paridade de gênero e, para isso, é fundamental que ocorram mudanças institucionais, sejam estabelecidos compromissos sólidos e atuação coordenada entre distintas entidades, para que seja possível produzir e incrementar avanços em cada uma das oito dimensões abordadas”.