O governo Bolsonaro quer facilitar a entrada de pessoas armadas em voos domésticos. A medida, proposta no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1018/2018, é de autoria do ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e foi desarquivada na última semana, quando Onyx foi exonerado temporariamente do seu cargo no governo para assumir cadeira no Parlamento. Na ocasião, Onyx desarquivou 108 projetos dos quais ele é autor ou coautor, sendo que ao menos 10 desses, estão relacionados a armas.

O texto derruba resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que limita o porte de armas em aeronaves civis para agentes públicos em atividade de segurança e proíbe o porte para agentes públicos aposentados, reformados ou da reserva.

Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) a mobilização em torno do assunto demonstra o compromisso deste governo com a indústria armamentista.

"Ao restringir o embarque de armas de fogo e munições, o objetivo da Anac é aumentar o nível de segurança a bordo das aeronaves civis, função prevista na lei de criação da Agência. Mas este governo acha o contrário. Ou seriam os lobistas da indústria da arma?”, questionou Jandira.
 

*Com informações do Portal Vermelho