Nota dos partidos de Oposição 
 
As Bancadas dos partidos de oposição na Câmara dos Deputados – PT, PCdoB, PSOL, PSB, PDT e Rede – manifestam seu veemente repúdio ao conteúdo de vídeo de reunião ministerial do governo Bolsonaro, bem como à nota divulgada pelo general Augusto Heleno, com um ataque inaceitável ao Supremo Tribunal Federal.
 
A reunião ministerial revela a total desconexão do governo com o combate à pandemia, que em nenhum momento é fator de preocupação para o Presidente e seus Ministros. Além disso, fica claro o baixo nível dos integrantes do atual governo. Como bárbaros, jogam a República no caos, desrespeitam as leis, as instituições e ignoram a Constituição.  O vídeo desfaz qualquer legitimidade do atual governo no comando dos destinos da Nação, pois escancara o desprezo à vida, às leis, às conquistas civilizatórias do povo brasileiro e, ademais, indica a tentativa de formação de milícias em defesa de um projeto antinacional e antidemocrático.
 
O general Heleno, viúva dos anos de chumbo, bem como o presidente da República, não percebem que nenhuma autoridade está acima da Constituição e das leis. A democracia não comporta tutela militar. As manifestações do general, contrárias aos preceitos democráticos, não são novidade, e se colocam em sintonia com a postura do Presidente da República, que há tempos demonstra seu pouco apreço pela democracia. 
 
A estabilidade econômica e social do País só é possível com democracia, o fortalecimento de suas instituições, a harmonia entre os Poderes e o respeito às vidas do povo brasileiro.
 
Nesse momento dramático da vidada nacional, com crise econômica agravada pela pandemia de coronavírus ante um governo incapaz de enfrentar os gigantescos desafios, o vídeo acelera a crise institucional, pois revela nitidamente como Bolsonaro e  seus ministros desprezam a democracia, suas instituições, os valores constitucionais e o povo brasileiro. 
 
Não aceitaremos nenhuma tentativa de quebra da ordem institucional. O Congresso Nacional tem que agir à altura de sua responsabilidade nesse momento histórico, em que o futuro do Brasil está em jogo. O processo de impeachment de Bolsonaro deve ser aberto o mais rápido possível, para a retirada de um presidente incapaz, irresponsável e danoso a todo o povo brasileiro.  
 
Brasília, 22 de maio de 2020